Crédito à Habitação: Juros descem há 10 meses e tocam mínimo de 3 anos.

O custo de financiar a compra de casa voltou a aliviar em Novembro. A taxa de juro média aplicada às novas operações de crédito à habitação desceu pelo décimo mês consecutivo e atingiu o nível mais baixo em mais de três anos.

De acordo com o Banco de Portugal, a taxa média fixou-se em 2,82%, menos 0,03 pontos percentuais do que em Outubro. A redução foi transversal: nos novos contratos, a taxa recuou 0,02 pontos para 2,82%, enquanto nas renegociações a queda foi mais acentuada, de 0,06 pontos, para 2,84%.

No retrato comparado da Zona Euro, onde a média se manteve nos 3,3%, Portugal surgiu com a terceira taxa mais baixa, 0,48 pontos abaixo do valor médio da área do euro. Só Malta e Espanha apresentaram juros inferiores, ao passo que Letónia e Estónia continuam entre os países com financiamento da habitação mais caro.

Apesar da descida dos juros, o montante contratado pelas famílias para compra de casa abrandou: em Novembro foram pedidos 2,1 mil milhões de euros, menos 110 milhões do que no mês anterior. Ainda assim, os jovens até aos 35 anos continuaram a liderar a procura, concentrando 62% do total, num quadro em que a garantia pública tem vindo a influenciar a dinâmica do mercado.

Também no crédito às empresas houve um ligeiro alívio. A taxa média baixou para 3,66% em Novembro, menos 0,01 pontos face a Outubro. Nesse mês, os bancos concederam 2,23 mil milhões de euros às empresas, contando novos empréstimos e renegociações, um recuo de 335 milhões em relação ao mês anterior.

Leave a comment