Pedidos de crédito ao consumo disparam 13,4% em junho.

Em junho, os pedidos de crédito ao consumo em Portugal ultrapassaram os 700 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 13,4% face ao mesmo mês de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

No total, foram concedidos 726 milhões de euros em novos créditos, direcionados para diversas finalidades como aquisição de veículos, remodelações, férias e outras despesas pessoais. A maior fatia deste montante foi aplicada na compra de automóveis ( sobretudo usados ), representando 294 milhões de euros. Apesar de uma ligeira descida em relação a maio, este valor revela uma subida de 10,4% em comparação anual.

Os carros em segunda mão continuam a liderar as preferências dos consumidores: foram contratados 215 milhões de euros para este fim, através de mais de 14 mil contratos. Em média, cada viatura usada foi financiada com cerca de 15 mil euros.

As operações com cartões de crédito e linhas de crédito também registaram uma subida, crescendo 7,3% e atingindo os 113 milhões de euros. Estas modalidades mantêm-se entre as mais onerosas para os consumidores, com taxas de juro que superaram os 19% no segundo trimestre do ano.

Analistas apontam que o aumento da procura por crédito ao consumo pode estar relacionado com um maior rendimento disponível por parte das famílias e com a recente redução nas prestações do crédito à habitação, fatores que contribuem para uma sensação de maior segurança financeira.

Leave a comment