Crédito ao consumo cresce 6,6% em julho.

Segundo avança o ECO, a retoma da concessão de crédito ao consumo acelerou em julho, com o stock de empréstimos a subir 6,6% em julho face ao mesmo mês de 2023, no maior crescimento em mais de quatro anos, revelou o Banco de Portugal (BdP).

“O montante de empréstimos ao consumo aumentou 141 milhões de euros relativamente a junho, para 21,8 mil milhões de euros, e cresceu 6,6% em relação a julho de 2023, o maior crescimento, em termos anuais, desde março de 2020″, informou o banco central, em comunicado.

“Desde o início do ano, estes empréstimos têm apresentado uma trajetória de aceleração, contrariamente ao observado para o conjunto da área do euro a partir de maio de 2024″, adiantou. Em julho de 2024, o montante total de empréstimos a particulares registou um crescimento anual de 1,6%. O stock de empréstimos para habitação totalizava 99,8 mil milhões de euros, mais 148 milhões de euros do que em junho.

“Em termos anuais, estes empréstimos apresentaram um crescimento de 0,5% relativamente ao mês homólogo, o maior crescimento anual desde maio de 2023”, afirmou a entidade liderada por Mário Centeno

Leave a comment