Crédito à habitação na Zona Euro cai pela 1ª vez em quase dez anos.

De acordo com o ECO, a concessão de crédito aos particulares por parte das instituições financeiras na Zona Euro está a abrandar desde junho de 2022, quando registou um aumento homólogo de 4,6% – o valor mais elevado desde novembro de 2008.

Em janeiro deste ano a tendência voltou a notar-se. Segundo dados divulgados pelo Banco Central Europeu (BCE), o volume de crédito ajustado (que tem em conta venda de empréstimos, a titularização e a agregação de numerário nacional) concedido às famílias europeias registou um crescimento homólogo de apenas 0,3%, menos 0,1 pontos percentuais face aos valores registados em dezembro.

Entre os segmentos mais penalizados tem estado a concessão de crédito à habitação, que não só tem registado um abrandamento consecutivo desde agosto de 2021, como em janeiro deste ano contabilizou a primeira contração homóloga (-0,1%) em quase dez anos.

É preciso recuar a dezembro de 2014 para encontrar uma contração homóloga do volume de crédito ajustado concedido pelos bancos da Zona Euro famílias para comprar casa.

Leave a comment