Taxas Euribor descem em novembro depois de dois anos a subir.

As taxas Euribor que servem de indexante à esmagadora maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal, a Euribor 6 meses e a Euribor 12 meses, desceram em novembro face ao valor registado em outubro, o que acontece pela primeira vez depois de dois anos em que estiveram sempre a subir.

Nos últimos 24 meses a única exceção foi mesmo a Euribor 12 meses que, em agosto, recuou face a julho, mas voltou a subir nos meses seguintes. Agora, mesmo a Euribor 3 meses, apesar de ainda ter subido face a outubro, terá registado a subida mais baixa dos últimos dois anos. Ainda sem ser conhecido o valor da Euribor desta quinta-feira, os dados de novembro dão mais um sinal de que o processo de subida das taxas que servem de indexante ao crédito à habitação já terá atingido o seu ponto máximo, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter feito uma pausa na subida das suas taxas diretoras em outubro.

A dúvida, agora, é saber por quanto tempo se manterão as taxas Euribor no actual patamar que, desde a criação do euro, só em 2000 e 2008 atingiram valores mais elevados. Uma dúvida cuja resposta está diretamente ligada ao que o BCE vier a fazer relativamente às suas taxas diretoras.

Leave a comment