
De acordo com a PME Magazine, no primeiro semestre de 2023, a CBRE, uma consultora de prestação de serviços do sector imobiliário, transacionou cerca de 740 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 4% em relação ao período homólogo do ano passado.
Em Portugal, nos primeiros seis meses do ano, foram realizados cerca de 40 negócios em imobiliário comercial, sendo os três últimos meses responsáveis por um volume de investimento de 495 milhões de euros.
“Apesar do cenário macroeconómico, no qual sentimos maior precaução do lado dos investidores devido ao grau de incerteza, sentimos também que a confiança nos fundamentais do mercado português se manteve sólida”, diz Nuno Nunes, head of capital markets na CBRE Portugal.
O responsável conta que, no período em análise, a consultora alcançou uma quota de participação de mercado de cerca de 80% quando considerando o volume total de transações. Quanto ao nível de investimento, os setores da hotelaria e do retalho lideram a tabela, seguidos pelos dos escritórios, industrial, de saúde e residencial.
A consultora acredita que, apesar dos resultados do primeiro semestre de 2023, é muito provável que o volume total de investimento em imobiliário comercial seja inferior ao do ano passado, pelo que as expectativas para o final do ano encontram-se abaixo dos 2.000 milhões de euros.