IMI. Tem até ao fim do mês para pagar imposto.

Em causa está a primeira prestação do IMI, sendo este o único pagamento se o valor do imposto for inferior a 100 euros. A maioria das autarquias manteve as taxas em 2023, mas o valor do metro quadrado voltou a subir. Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos.

Tem até ao final deste mês para pagar a primeira prestação do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI). De acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) foram enviadas as notas de cobrança, mas depois de terem sido conhecidos vários casos de pessoas que não receberam essa notificação foi revelado que o valor terá de ser pago à mesma e que esse argumento não pode ser usada como falha de pagamento – neste caso, é preciso ir ao portal das Finanças. Para quem o valor do imposto for inferior a 100 euros, as contas com o Fisco acabam aqui. Mas quando supera os 100 ou os 500 euros, o valor do IMI é desdobrado em duas ou três prestações, respetivamente, sendo estas pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro. Ainda assim, as regras em vigor desde 2019 permitem que um contribuinte com uma conta superior a 100 euros possa pagar a totalidade do imposto em maio, prescindindo do sistema de prestações.

Há várias câmaras que optaram por manter as taxas , mas houve quem criasse descontos para famílias com filhos. Recorde-se que o valor deste imposto é estipulado por cada autarquia, apesar de ter de respeitar o intervalo definido pela lei, que este ano é de 0,3% a 0,45% para os prédios urbanos e de 0,8% para os prédios rústicos.

Leave a comment