
Actividade económica no país mantém-se no verde na comparação com o ano passado, crescendo na casa dos 2% na semana terminada a 12 de março, em linha com a semana anterior, sinaliza indicador do Banco de Portugal.
A inflação continua elevada – apesar de estar a abrandar – e os juros não têm parado de subir,e ainda assim, a actividade económica em Portugal mantém-se no verde na comparação com o ano passado, sinaliza o indicador diário de actividade económica (DEI), calculado pelo Banco de Portugal (BdP).
As taxas de crescimento são, agora, menos expressivas do que no arranque do ano, mas em março continuam positivas, situando-se na casa dos 2%. Uma evolução em linha com as projeções para a economia portuguesa este ano, que apontam para um forte abrandamento face à expansão de 6,7% em 2022, mas afastam um cenário de recessão.
Os dados deste indicador foram actualizados esta quinta-feira e, segundo uma nota publicada pelo BdP na sua página na internet, “na semana terminada a 12 de março, o indicador diário de actividade económica (DEI) aponta para uma taxa de variação homóloga da actividade similar à observada na semana anterior.” Apesar de o banco central referir uma taxa “similar”, os dados apontam até para um valor ligeiramente superior. De facto, nessa semana – que abrange o período entre 6 de março e 12 de março –, a média móvel semanal do DEI indica um crescimento homólogo da atividade económica de 2,4%.